A Red Bull anunciou a data de lançamento de seu tão esperado hipercarro RB17, projetado pelo renomado projetista Adrian Newey. Marcado para 2024, o CEO Christian Horner descreveu o veículo como a liberação total da criatividade de Newey, sendo este o segundo carro de estrada do designer e o primeiro produzido pela Red Bull Advanced Technologies.
O RB17, nomeado em decorrência da escolha pelo RB16B após o adiamento das mudanças regulamentares, será uma edição limitada de apenas 50 unidades, a maioria das quais já foi vendida. Em uma entrevista à Autocar, Horner explicou que, devido aos limites de custo na Fórmula 1, o RB17 tornou-se uma iniciativa para diversificar as atividades da equipe.
"Adrian queria fazer um carro [para nós] em 2014, e naquele momento, encontramos um caminho para isso, fazendo todo o trabalho de design do Valkyrie em parceria com a Aston Martin", revelou Horner. "Com a era do limite orçamentário [em F1], se você quiser reter recursos, tem que haver projetos que justifiquem sua existência. Este é um projeto perfeito que complementará nossas atividades na Fórmula 1, em vez de desviar a atenção delas."
O RB17, equipado com um motor V8 híbrido que gera mais de 1.100 cv, terá um preço de £ 5 milhões, o dobro do Valkyrie. A produção será limitada a apenas 15 unidades por ano. Além disso, os proprietários terão acesso a simuladores da Red Bull, treinamento em pista e outras experiências, com a equipe oferecendo manutenção personalizada e suporte de serviço.
Adrian Newey expressou sua empolgação em relação ao RB17, afirmando:
"O RB17 destila tudo o que sabemos sobre a criação de carros de Fórmula 1 vencedores de campeonatos em um pacote que oferece níveis extremos de desempenho em um carro de pista de dois lugares. Impulsionado pela nossa paixão pelo desempenho em todos os níveis, o RB17 leva o design e os limites técnicos muito além do que estava anteriormente disponível para entusiastas e colecionadores."