O anúncio surpreendente da mudança de Hamilton foi feito em janeiro, marcando sua última temporada com os Silver Arrows após uma longa parceria com a marca alemã.
Questionado sobre a jogada de Hamilton, Alonso, ex-companheiro de equipe da McLaren, que correu pela Ferrari entre 2010 e 2014, ponderou sobre a evolução do sonho do heptacampeão, afirmando: "Não era seu sonho de infância há 12 meses - ou há dois meses."
Esperando que Hamilton desfrute da experiência, Alonso destacou a peculiaridade da equipe italiana, comentando: "É uma equipe muito especial. É mais especial quando você vence, mas é isso, você precisa vencer, e já faz alguns anos que eles têm um carro muito rápido e lutam por grandes coisas... talvez Lewis possa trazer um pouco mais para lutar pelo campeonato."
Alonso comparou a situação de Hamilton com a sua própria decisão em 2006 de deixar a Renault para se juntar à McLaren na temporada seguinte. Sobre o impacto de uma escolha antecipada, Alonso afirmou: "Não foi uma grande diferença para mim. Em 2006, comecei a temporada muito bem e relaxado com a equipe e um bom ambiente."
Em relação às consequências para a equipe, Alonso explicou: "Talvez tenha mudado um pouco para a equipe porque no meio da temporada eles estavam testando coisas e programando coisas para o ano seguinte e eu não estava envolvido nessas coisas porque eles esconderam alguns segredos de mim, o que era compreensível. Então acho que do ponto de vista dos pilotos isso não muda muito, mas para a equipe, eles tentam esconder algumas coisas na segunda metade do ano."