Substituição de piloto na Williams
Colapinto foi escolhido para substituir Logan Sargeant, que vinha apresentando uma temporada abaixo das expectativas. Apesar de Mick Schumacher ter sido considerado como uma possível opção para a Williams, e da Mercedes ter tentado persuadir a equipe a optar pelo piloto reserva das Flechas de Prata, a Williams acabou decidindo pelo jovem argentino.
Schumacher discorda da escolha de Colapinto
Ralf Schumacher manifestou sua surpresa com a decisão da Williams de não optar por Mick: “Você pode respeitar a decisão porque Colapinto é um piloto do programa júnior da Williams. Mas acho que é um absurdo e não faz sentido quando você olha para o desempenho. Acho que o risco para a equipe e também para o piloto é muito, muito maior do que se eles tivessem colocado alguém com experiência como Mick.”
Há rumores de que um dos fatores que pode ter influenciado a decisão de dar o assento a Colapinto é o grande número de patrocinadores que ele traz consigo. No entanto, segundo Ralf Schumacher, do ponto de vista da gestão da equipe, não há "nenhuma quantia no mundo" que justifique essa escolha. Ele acredita que, devido ao ano difícil que a equipe está enfrentando, a Williams teria se beneficiado mais ao escolher um piloto experiente, como Mick, que poderia ter contribuído para o progresso da equipe.
Comentando sobre o desempenho de seu sobrinho, Ralf afirmou: "Você tem que ser honesto e admitir que durante sua segunda temporada, Mick demorou muito para encontrar sua forma e controlar seu companheiro de equipe. A Fórmula 1 é implacável."