Vasseur destaca equilíbrio inédito na Fórmula 1
"Minha primeira impressão é que, antes de mais nada, precisamos aproveitar esta noite e a festa. Depois, vamos nos concentrar em Baku, mas acho que seria um grande erro tentar tirar conclusões ou mudar nossos planos agora", começou Vasseur no paddock. "Ainda temos um longo caminho até Abu Dhabi. Temos cerca de 450 pontos em jogo. A disputa está muito acirrada. Para ser honesto, passei alguns anos no pit wall, mas é a primeira vez que vejo na F1 uma situação em que oito pilotos podem vencer a corrida sem um acidente ou algo extraordinário", explicou o chefe da Ferrari.
O francês destacou o quão disputada está a Fórmula 1 atualmente, dando um exemplo específico. “Quatro equipes têm condições de vencer ou subir ao pódio, e isso muda de uma sessão para outra. Para mim, o mais impressionante foi provavelmente Spa, onde a McLaren liderou no TL1 e a Red Bull no TL2. Nós largamos da pole e a Mercedes venceu a corrida. Senti que isso tem acontecido em quase todas as pistas, exceto quando Lando dominou na semana passada em Zandvoort.”
Expectativa de uma 'grande batalha' até o final
Vasseur também prevê muitas corridas emocionantes até o final da temporada. Ele espera que a Ferrari possa aproveitar cada uma das oito corridas restantes, mas reconhece que a perfeição é quase impossível em um grid tão competitivo. "Até o final da temporada, será assim. Vai ser uma grande luta. Com oito carros tão competitivos, uma equipe pode fazer 1-2 enquanto outra fica em 7-8. Não quero falar sobre abandonos, mas isso pode fazer uma diferença enorme em termos de pontos. Vamos nos concentrar em Baku primeiro e, passo a passo, veremos." concluiu Vasseur.
Os fãs podem ficar animados com a possibilidade de ver quatro equipes e oito pilotos brigando por vitórias no restante da temporada de 2024, mas Vasseur espera que Charles Leclerc e Carlos Sainz sejam os que mais aproveitem as oportunidades.