Tsunoda esperava que as melhorias feitas no carro, especialmente o novo assoalho projetado para aumentar a downforce e melhorar o fluxo de ar, trouxessem uma vantagem significativa em Monza. No entanto, essas mudanças não entregaram o desempenho que ele aguardava, levando o piloto a questionar a eficácia das atualizações.
Sendo o único carro da equipe com as novas peças, Tsunoda foi eliminado ainda no Q1, ficando preso em um incidente na curva 1 com Nico Hulkenberg, da Haas. Isso resultou em um abandono precoce após apenas sete voltas. Já seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, terminou em 13º, após sofrer duas penalidades: uma de cinco segundos por uma colisão com Hulkenberg e outra de 10 segundos, que não foi cumprida corretamente durante o pit stop. Com esses contratempos, a equipe terminou a corrida sem pontuar.
Mesmo sem uma avaliação completa das atualizações durante a corrida, Tsunoda descreveu a falta de desempenho como "ridícula", especialmente considerando os números promissores obtidos nas simulações. "Cheguei ao fim de semana com grandes expectativas com esta atualização e não pareceu funcionar, então espero que não seja um rebaixamento", afirmou Tsunoda.
"Nós simplesmente não tínhamos o ritmo e as limitações ao redor da volta [em comparação com Ricciardo] são semelhantes. O que quer que eu faça é apenas exagerar as limitações e eu continuo deslizando, então é uma, mas é muito difícil alcançá-lo", explicou ele. “Se você ver os números [do simulador], eu deveria ganhar algum tempo de volta, mas não está nem perto disso e muito longe do que queríamos, com certeza.”
Os problemas da Red Bull com Tsunoda em Monza
Embora a corrida de Tsunoda em Monza tenha terminado cedo, após um superaquecimento causado pelo impacto de Hulkenberg em seu sidepod, o piloto sentiu que o carro não era competitivo tanto em distâncias curtas quanto em longas.
"A equipe queria entender como o novo assoalho se comporta e coletar os dados, mas claramente na classificação estávamos lutando com o carro por mais de uma volta", disse Tsunoda. "Esperávamos que, na corrida, pelo menos um novo assoalho desse alguns benefícios e, com as atualizações, você precisa experimentá-las na pista para ver como é o comportamento."
"Mas é completamente diferente do que senti no simulador e, no papel, deve funcionar. Mas pelo menos tivemos uma boa oportunidade de comparar [os assoalhos]."