Bottas e Zhou disputam vaga na Audi
Bottas e Zhou são companheiros de equipe desde 2022, mas agora enfrentam uma dura batalha interna, já que ambos estão concorrendo a uma vaga para continuar na equipe, que se tornará Audi nos próximos anos. Ambos os pilotos têm plena consciência de que essa pode ser sua última chance de se manter na Fórmula 1.
Bottas: "Minhas opções são limitadas"
Valtteri Bottas expressou sua preocupação sobre o futuro, mencionando que já tentou várias vezes se encontrar com Mattia Binotto, que assumirá um papel de liderança na Audi. "Tenho total confiança em Mattia. Ele sabe como liderar uma equipe e acredito que aprendeu muito nas últimas semanas sobre o que a equipe precisa. Agora, pela primeira vez, ele estará na pista observando como operamos, então tenho certeza de que ele vai absorver ainda mais", disse Bottas.
Sobre suas opções no futuro, Bottas foi realista: "As opções são limitadas para mim. É assim que é. Claro, isso passou pela minha cabeça, e eu tive que pensar: 'E se eu não estiver na Fórmula 1?'. Mas acho que ainda é muito cedo para pensar nisso nos próximos anos. Eu sempre estarei competindo em algo. Eu amo corridas. Isso é o que fiz durante toda a minha vida. Mencionei antes que iniciamos as discussões com respeito e de forma positiva. Acho que ele [Binotto] realmente entende o que pode tirar de mim para a equipe. Isso é bom para mim", completou Bottas.
Zhou reflete sobre oportunidades perdidas
Para Zhou Guanyu, lutar por um contrato não é novidade. "Obviamente, não é a primeira vez que tenho um contrato de um ano, então isso não mudaria a história para mim. Mas, por outro lado, precisamos ver o que podemos trazer juntos, porque quando você tem um ano, obviamente está atento. Mas quando a Audi veio, acho que foi aí que a maior mudança aconteceu em termos de desempenho puro. Além disso, você pode lutar mais próximo dos três primeiros, e é aí que queremos estar", explicou Zhou.
Zhou ainda não sabe se suas chances na Audi são grandes ou pequenas. "Realmente depende do que Mattia e o pessoal da Audi querem, então precisamos discutir. Estou aberto a conversas sobre [contratos] de um ou vários anos. Depende, precisamos esperar e ter algumas conversas, porque nada foi muito detalhado até agora", afirmou o piloto.
Apesar das incertezas, Zhou admitiu que gostaria de ter mostrado mais até o momento. "Não mostrei tanto quanto queria em termos de desempenho, especialmente no ritmo de volta, onde fiquei devendo. Claro, sinto que tenho uma chance e sou definitivamente um dos corredores disputando essa vaga, junto com meu companheiro de equipe e talvez alguns outros. Mas nada está confirmado, então estou aberto a discutir", concluiu Zhou.