De acordo com informações do portal Grande Prêmio, a McLaren permitiu que Bortoleto iniciasse as conversas com a equipe de Hinwil, mas com uma condição: a McLaren quer manter a opção de trazer o brasileiro de volta no futuro, caso Lando Norris ou Oscar Piastri deixem a equipe.
Bortoleto em destaque na Fórmula 2
Bortoleto, que ocupa atualmente a segunda colocação no campeonato de pilotos da F2, está animado com a possibilidade de dar o próximo passo rumo à Fórmula 1 já na próxima temporada. No ano passado, ele conquistou o título da Fórmula 3 e agora está cada vez mais próximo de seguir o caminho de grandes nomes, como Oscar Piastri, Charles Leclerc e George Russell, que venceram tanto a F3 quanto a F2 em anos consecutivos.
Durante o recente GP da Itália, o novo diretor de operações e técnico da Sauber, Mattia Binotto, confirmou que a equipe está monitorando o progresso de Bortoleto, assim como de Theo Pourchaire, outro jovem talento. Se Bortoleto vencer o campeonato da F2 este ano, sua transição para a Fórmula 1 se tornará ainda mais viável.
Vitória impressionante em Monza
Uma das maiores vitórias de Bortoleto na atual temporada de F2 aconteceu em Monza, onde ele aproveitou uma bandeira de safety car para realizar uma recuperação impressionante, saindo do último lugar e garantindo uma vitória marcante. Agora, com três fins de semana de corrida restantes, incluindo o GP do Azerbaijão, ele está a apenas 10,5 pontos de Isack Hadjar, o líder do campeonato.
As negociações de Bortoleto com a Stake F1/Audi começaram ainda no GP da Bélgica, o que torna sua chegada à equipe uma possibilidade concreta, dependendo dos próximos desdobramentos no campeonato e nas tratativas com a McLaren.