Bortoleto: Ascensão rápida e comparação com Oscar Piastri
Com uma temporada impressionante na Fórmula 2, Bortoleto, campeão da Fórmula 3, consolidou sua posição ao vencer duas corridas em sua temporada de estreia pela Invicta Racing. A mais recente vitória ocorreu em Monza, onde ele largou da última posição e ainda assim conquistou o topo do pódio.
Andrea Stella, chefe da equipe McLaren, destacou o crescimento rápido de Bortoleto e o comparou a Oscar Piastri, atual piloto da McLaren na Fórmula 1. "Eu digo a Gabriel a mesma coisa que digo à equipe, não olhe para a classificação, apenas pense na bandeira quadriculada o tempo todo e corra uma corrida de cada vez com os dois pés no chão", afirmou Stella.
Ele também ressaltou a humildade de Bortoleto: "E ele faz isso por mim semelhante a Oscar [Piastri], não é apenas a habilidade e a execução quando ele está no carro, do ponto de vista da pilotagem. É também o quão humildes esses caras são, o quão disponíveis eles estão para aprender a trabalhar com a equipe, como se em nenhum momento eles fossem arrogantes."
Para Stella, essa combinação de talento, humildade e trabalho duro é o que permite o crescimento de pilotos como Gabriel. “Se pensarmos no início de sua campanha na F2, ele teve alguns soluços às vezes, não necessariamente apenas devido à sua pilotagem, tivemos alguns problemas, mas ele não desistiu. Ele permaneceu no caso e agora está construindo passo a passo.”
Interesse da Audi e o futuro de Bortoleto
Apesar de ser uma estrela em ascensão, Bortoleto enfrenta um desafio: ele não pode ser promovido à equipe de Fórmula 1 da McLaren, já que Oscar Piastri e Lando Norris possuem contratos de longo prazo. Isso abriu a porta para que outras equipes da F1, como a Stake F1/Audi, sondassem o jovem piloto.
Bortoleto está em busca de uma oportunidade na Fórmula 1 em 2025, e recentemente recebeu permissão da McLaren para iniciar conversas com a Audi. A equipe de Hinwil, que se transformará na Audi em 2026, ainda tem uma vaga ao lado de Nico Hulkenberg para a próxima temporada.
Stella não vê problema em liberar Bortoleto para a Audi, especialmente se o novo diretor de operações, Mattia Binotto, quiser contratá-lo. "Se Binotto veio até mim, quando você tem esse talento, definitivamente não vai impedi-lo de ter uma chance na F1 ao mesmo tempo", explicou Stella.
No entanto, Stella gostaria que Bortoleto permanecesse de alguma forma ligado à McLaren: "Definitivamente estaremos interessados em encontrar uma maneira de mantê-lo na família McLaren, porque acho que ele é um talento que, no futuro, pode ser importante para a McLaren."