Hamilton foi o único piloto entre os 10 primeiros, e um dos poucos em todo o grid, a largar com o composto macio. Seus principais concorrentes ao redor optaram pelo composto médio para o primeiro stint da corrida, uma estratégia que o próprio Hamilton estava disposto a adotar.
"Nós nos sentamos em nossa reunião na manhã da corrida, na verdade, na noite anterior, eles já mencionaram que gostariam de dividir os carros", revelou Hamilton durante um evento da Petronas, patrocinadora da Mercedes.
"Para mim, fiquei um pouco perplexo com isso, porque no passado, quando já estivemos nessa posição... normalmente, se George se classificou bem, como normalmente faz, e eu estou fora do top 10 ou algo assim, então vamos dividir as estratégias. Mas quando estávamos tão perto, não fazia sentido para mim."
Hamilton explicou que tentou argumentar para usar o pneu médio, mas a equipe insistiu na estratégia do pneu macio. “Lutei o máximo que pude para usar o pneu médio, mas a equipe continuou a sugerir que eu começasse com o macio. E então, quando tiraram os cobertores dos pneus, todos estavam com pneus médios.”
Durante o mesmo evento, George Russell, companheiro de equipe de Hamilton, brincou sobre a situação: "Quando vi isso, pensei: 'Lewis não ficará feliz...'."
No final da corrida, Hamilton foi ultrapassado por Russell e terminou em sexto, o que resultou em seu segundo pior desempenho no circuito de Marina Bay.
"Eu estava com tanta raiva, então já a partir daquele momento estou frustrado", confessou Hamilton. “Tentei o meu melhor para acompanhar os caras à frente, mas eles eram muito rápidos. Tentei fazer aquele pneu durar o máximo que pude e tive que parar na volta 17. A partir daquele momento, soube que a corrida estava acabada para mim, porque o pneu duro seria uma luta naquele calor.”
Hamilton também destacou as dificuldades enfrentadas com o equilíbrio do carro ao longo do fim de semana. "Estávamos lutando com o equilíbrio do carro durante todo o fim de semana, então estávamos mudando tantas coisas diferentes. Conseguimos uma boa classificação, mas, infelizmente, a corrida foi muito difícil para nós."