É como se Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, já estivesse prevendo essas reações. Em uma entrevista concedida ao Motorsport.com, na véspera do Grande Prêmio de Cingapura, Ben Sulayem declarou: “Não, nunca receberemos o crédito. Impossível. Só vamos receber críticas. Isso eu sei.”
FIA busca reconhecimento no sucesso da Fórmula 1
Segundo Ben Sulayem, a FIA não só é pouco reconhecida, como também não participa dos lucros gerados pelo crescente sucesso da Fórmula 1. Com a categoria batendo recordes de audiência e lucro, o presidente defendeu que a organização deveria receber uma parte maior dos ganhos. “Quando você olha para isso, todo mundo ganhou dinheiro com a FIA, todos, exceto a FIA. Todos recebem o crédito [pelo sucesso do esporte], exceto a FIA.”
Ben Sulayem destacou o trabalho da Formula One Management (FOM) e das equipes na expansão da F1, reconhecendo que eles têm sido fundamentais no crescimento da categoria. Ele afirmou que apoia totalmente a atuação da FOM e não deseja outro promotor além deles. No entanto, o presidente fez questão de frisar que a FIA tem um papel crucial na regulamentação e governança do esporte.
"Deixe todos ganharem dinheiro. Deixe os pilotos se divertirem, correrem de forma segura e ganharem dinheiro. E deixe os chefes de equipe ganharem mais dinheiro, [e] eles estão. Mas a FIA nunca receberá o crédito. Impossível", completou Ben Sulayem.