A famosa Tríplice Coroa é composta pela vitória no Grande Prêmio de Mônaco, nas 24 Horas de Le Mans e na Indy 500. Até o momento, apenas Graham Hill conseguiu esse feito. Alonso já venceu duas dessas competições: o GP de Mônaco em 2006 e 2007, e as 24 Horas de Le Mans em 2018 e 2019.
Apesar de três tentativas, o espanhol ainda não conseguiu triunfar na Indy 500. Na sua primeira tentativa, chegou bem perto, mas um problema técnico com o motor o obrigou a abandonar nos momentos finais da corrida.
Alonso deixa a Tríplice Coroa em segundo plano
“Existe algo muito atraente em vencer o Grande Prêmio de Mônaco na Fórmula 1, vencer Le Mans nas corridas de resistência e vencer a Indy 500 nas corridas ovais, o que chamamos de Tríplice Coroa do automobilismo”, explicou Alonso em um evento promovido pela Cognizant, parceira da Aston Martin. “Tentei a Indy 500 três vezes e não consegui. É a única que me falta, mas, no momento, não está nos meus planos. Estou muito focado na Fórmula 1 pelos próximos dois ou três anos. Quero conquistar o meu terceiro título mundial.”
Ele ainda complementou: “Essa é minha prioridade agora. Depois disso, terei 45 ou 46 anos, e o comprometimento necessário para competir novamente na Indy 500, junto com a quantidade de aprendizado que teria que repetir, pode ser um pouco demais. Não posso afirmar com 100% de certeza, mas é o que penso agora. Tenho outros objetivos na vida também.”
Novo foco: Rally Dakar
Alonso já tem em mente o que pode ser seu próximo grande desafio fora da Fórmula 1: o Rally Dakar. “Acho que o meu próximo grande desafio será o Dakar. Se eu conseguir vencer o Dakar, será uma conquista extremamente gratificante para mim. Já venci na Fórmula 1, em corridas de resistência, como Le Mans e Daytona, e, se eu puder vencer no rali, isso significará muito para mim como piloto”, concluiu o espanhol.