Os designs de Newey serão eficientes na Aston Martin?
Newey ingressará na equipe britânica após deixar a Red Bull Racing, onde trabalhou por 18 anos. A saída de membros importantes da equipe austríaca, incluindo o próprio Newey, ocorreu depois de uma temporada difícil em 2024. Isso fez com que diversas equipes da Fórmula 1 quisessem contratar o lendário designer. A Aston Martin conseguiu fechar o acordo, e a chegada de Newey, marcada para 1º de março de 2025, visa colocar a equipe na disputa por títulos em 2026.
Entretanto, Villeneuve acredita que a Aston Martin pode não ter resultados imediatos com Newey, destacando que os carros projetados por ele só funcionam bem nas mãos de pilotos de altíssima qualidade.
"Pela minha experiência, Newey sempre construiu carros que precisam ser pilotados com muita precisão", afirmou o campeão mundial de 1997. "Seus carros sempre tiveram uma janela de operação muito estreita, mas quando você encontra essa janela, eles são extremamente rápidos. Não é um carro para qualquer um. Ele faz carros para pilotos excepcionais, e esses pilotos fazem uma enorme diferença nesses carros. Um piloto comum teria dificuldades", disse Villeneuve ao Marca.
Newey é responsável por 12 títulos de construtores e 13 títulos de pilotos em sua carreira, tendo trabalhado em grandes equipes como Williams, McLaren e Red Bull Racing. Seu impacto no esporte é inegável. Contudo, com sua chegada marcada para março de 2025, a próxima temporada será de transição para a Aston Martin, com Newey focando no desenvolvimento do carro de 2026, aproveitando as mudanças de regulamento da Fórmula 1.
"A chave agora para Fernando [Alonso] é 'sobreviver' tempo suficiente para ter um carro vencedor", continuou Villeneuve, referindo-se ao fato de que 2026 é o ano em que a Aston Martin mira o título. "Você não vai fazer isso superando [Lance] Stroll por um segundo por volta. Parte do trabalho de Fernando é ajudar Lance a melhorar. Seu objetivo não é necessariamente ser campeão; ele precisa tornar a Aston Martin campeã. É para isso que Newey está se juntando à equipe."
Atualmente com 43 anos, Alonso estará com 45 ao final da temporada de 2026, o que fará dele um dos pilotos mais velhos a competir na Fórmula 1 nas últimas décadas.