Szafnauer explica que não teve participação no contrato de Piastri
Em uma entrevista para o High Performance Podcast, Szafnauer declarou que não teve controle sobre o processo que fez a equipe Alpine perder Oscar Piastri. "Não tive absolutamente nada a ver com a falha em contratar Oscar Piastri corretamente. Esse erro aconteceu em novembro [2021]. Eu comecei em março [2022]. Em novembro, o contrato de Piastri deveria ter sido assinado, mas isso não ocorreu. Quando comecei, não fazia ideia de que eles não haviam enviado os documentos do CRB [Conselho de Reconhecimento de Contratos] corretamente e, por isso, o contrato nunca foi oficializado", explicou Szafnauer.
Piastri, que fazia parte da academia de pilotos da Alpine, acabou sendo anunciado pela equipe para pilotar no lugar de Fernando Alonso em 2023. No entanto, o australiano surpreendeu ao declarar que não pilotaria pela Alpine, gerando uma disputa contratual entre a equipe e a McLaren, que também afirmava ter um acordo com Piastri.
Szafnauer acrescentou: “Quando o CRB deu o veredito, a Alpine perdeu porque os documentos foram enviados de forma incorreta. Fizemos um comunicado à imprensa, e nesse comunicado usaram a minha imagem. Então, primeiro, não tinha nada a ver comigo – eu nem estava lá –, e segundo, o departamento de comunicações, que não se reportava a mim, achou uma boa ideia desviar o foco da incompetência de quem estava na Alpine na época colocando minha foto no comunicado.”
Falta de controle sobre a equipe
Outro ponto levantado por Szafnauer foi a falta de controle sobre áreas importantes dentro da equipe Alpine, algo que ele não sabia antes de assumir o cargo. "Eu não tinha controle sobre toda a equipe. Por exemplo, o departamento de RH não se reportava a mim. Eles respondiam à França. O departamento financeiro também se reportava à França. O setor de comunicação e o grupo de marketing e comercial também não se reportavam diretamente a mim, e eu sabia que isso seria um problema."
Szafnauer concluiu dizendo que não estava ciente dessa estrutura antes de assumir o cargo: “Antes de aceitar a posição, me disseram que todos se reportariam a mim. Quando cheguei, isso não era verdade. No início, achei que poderia lidar com isso, mas sabia que seria complicado.”