O nome Toyota está retornando à Fórmula 1 por meio de uma parceria com a equipe Haas F1, fruto de um contrato de vários anos. Essa colaboração técnica começará no próximo Grande Prêmio, que acontecerá em Austin, Texas. Porém, Komatsu foi claro ao dizer que a Toyota Gazoo Racing não será incluída no nome oficial da equipe.
Toyota será a parceira principal da Haas F1?
Quando questionado se a Toyota poderia se tornar a patrocinadora principal, Komatsu respondeu: "No momento, não. Nosso patrocinador principal é a MoneyGram." Ele continuou: “Portanto, nada vai mudar em termos de patrocinador principal e nome da equipe no futuro próximo.”
Em 2022, a Haas firmou um acordo com a MoneyGram, que começou a valer na temporada de 2023 e está previsto para durar até o final da temporada de 2025. Apesar disso, Komatsu não descarta a possibilidade de estender a parceria com a Toyota no futuro.
"Claro que, em um determinado momento no futuro, podemos reabrir esse tipo de conversa com o patrocinador, mas isso só será discutido no tempo certo. Por enquanto, não haverá mudança na parceria principal da equipe," acrescentou Komatsu.
Objetivo da parceria Haas-Toyota Gazoo
Komatsu fez questão de esclarecer que o foco da Toyota Gazoo Racing não é patrocínio, mas o desenvolvimento de pessoal. "Quero deixar claro que o interesse da Toyota / TGR não é patrocínio. O principal é realmente desenvolver pessoal, o que é ótimo, e isso também reflete a minha filosofia na equipe Haas F1. Esse esporte é de alta tecnologia, mas, no final, são as pessoas que fazem tudo acontecer. A diferença entre o desastre e o sucesso de uma equipe está nos seres humanos. Eles [Toyota] estão investindo nisso para oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento para seus engenheiros mecânicos e pilotos, para que a empresa se beneficie no longo prazo", explicou Komatsu.
Durante o anúncio da parceria, a Haas também enfatizou que a Ferrari foi informada sobre as negociações desde o início. O chefe da equipe Haas, Ayao Komatsu, manteve diversas conversas com o chefe da Ferrari, Fred Vasseur. A Ferrari atualmente fornece componentes cruciais à Haas, como a unidade de potência e a caixa de câmbio. O acordo com a Toyota não terá impacto nessa parceria com a equipe italiana.