Norris estava se aproximando de Verstappen por várias voltas, e os dois rivais pelo título da F1 se envolveram em um intenso duelo. Na volta 52, Norris ultrapassou o piloto da Red Bull, mas os comissários aplicaram uma penalidade de cinco segundos porque a manobra foi feita fora das linhas brancas. Com isso, Norris não conseguiu ganhar os cinco segundos na pista e terminou atrás de Verstappen, ampliando a liderança do holandês no Campeonato Mundial, restando cinco fins de semana de Grande Prêmio.
Windsor acha erro da McLaren "ridículo"
Após a ultrapassagem, Norris questionou no rádio se precisava devolver a posição a Verstappen, mas a equipe da McLaren estava convencida de que ele não precisava. Windsor acredita que a McLaren cometeu um erro: “Sempre haveria discussão sobre isso [ultrapassagem]. Lando tinha o carro mais rápido, seus pneus estavam mais novos em seis voltas. Ele ainda tinha algumas voltas pela frente. Ele estava no DRS o tempo todo. Lando o teria pego, tenho certeza, até o final da corrida. Estou absolutamente chocado que a McLaren não tenha feito isso.”
A situação foi tão confusa que Oscar Piastri também recebeu uma mensagem do seu engenheiro, conforme comentou Windsor: “Até o engenheiro de Oscar Piastri estava dizendo a Oscar 'oh, eles disseram a Max para acelerar porque obviamente eles acham que ele vai receber uma penalidade'. Apenas coisas ridículas. A Red Bull não pensou nisso. A Red Bull estava dizendo, acelere, Max, porque ele tem uma penalidade de cinco segundos e queremos ter certeza dentro dos cinco segundos ou ele provavelmente a receberá. Isso é o que estava acontecendo. Parecia que eles nem estavam no mesmo planeta.”
Verstappen poderia ter recebido uma penalidade?
Windsor também levantou a possibilidade de que Verstappen poderia ter sido penalizado: "É possível que Max tenha recebido uma penalidade por forçar Lando Norris a sair da pista. Não sabemos o que teria acontecido lá, mas porque estava completamente coberto pelo fato de que Lando manteve o pé nele, e talvez houvesse mais aderência fora da pista naquele momento. Quem sabe?"