Russell acredita que Verstappen deveria ter recebido uma penalidade, assim como Norris, pelo que ocorreu entre eles nas últimas voltas da corrida.
O piloto da Mercedes considera que a Fórmula 1 precisa "resolver a causa raiz" do problema, que envolve uma combinação das longas questões sobre os limites de pista e as dificuldades relacionadas a ultrapassagens fora da pista.
A corrida em Austin destacou essa questão, com vários pilotos penalizados por completarem ultrapassagens fora do circuito ou empurrarem seus concorrentes para fora, incluindo o próprio Russell.
Próximo do final do Grande Prêmio no Circuito das Américas, Norris tentou ultrapassar Verstappen por fora, mas ambos acabaram saindo da pista.
Como Norris completou sua manobra fora dos limites do circuito, ele recebeu uma penalidade de cinco segundos, que o fez terminar atrás da Red Bull.
Para Russell, ambos deveriam ter sido punidos, o que teria anulado as penalidades aplicadas.
"Olhando para a [penalidade] de Lando, acho que provavelmente estava correto", declarou o piloto de 27 anos à imprensa. "Mas Max provavelmente também deveria ter recebido uma penalidade por sair da pista."
Russell baseou seu argumento em situações anteriores, afirmando que se a causa raiz for atacada, o problema será resolvido.
"Para mim, a causa raiz do problema é ter um circuito que permite que você corra largo", acrescentou, referindo-se ao GP da Áustria de 2023.
"Se tomarmos a Áustria no ano passado como exemplo, você teve, eu não sei, 300 [potencialmente 1.200] problemas de limite de pista. Eles colocaram cascalho [para esta temporada] e não há problemas.
“Se você colocar cascalho naquela curva [curva 12 no COTA], Lando não sai e ultrapassa e Max não quebra tão tarde e sai também. Então acho que precisamos atacar a causa raiz.”
Russell e Hamilton Concordam
Assim como seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, Russell acredita que ter comissários em tempo integral pode ajudar a resolver penalidades inconsistentes.
O piloto britânico foi direto ao dizer que as autoridades devem usar mais a discrição, em vez de apenas aplicar a letra da lei, o que pode não refletir bem a situação específica.
Russell reconheceu a necessidade de diretrizes, mas após os eventos do último fim de semana, pediu que o bom senso prevalecesse - mesmo reconhecendo que sua própria penalidade foi tecnicamente correta.
"É uma tarefa muito difícil, porque no final das contas, você precisa ter um regulamento. Você precisa ter algum tipo de diretriz", afirmou.
"Especialmente quando temos comissários diferentes a cada semana que têm uma interpretação ligeiramente diferente.
"Para mim, depois de olhar para trás, pensei que minha penalidade, que foi dura, mas provavelmente correta."