Essa mudança no quadro da FIA vem em um momento de atenção voltada para o presidente Mohammed Ben Sulayem, envolvido em uma polêmica recente devido a uma situação constrangedora durante o GP de Cingapura. O órgão, contudo, agiu rapidamente para substituir Bangsgaard, trazendo Groenewald para o cargo.
Quem é Willem Groenewald?
Com uma trajetória consolidada no setor, Willem Groenewald liderou a AASA, trazendo modernizações e impulsionando o crescimento da associação até alcançar um patamar de destaque entre suas equivalentes internacionais. Groenewald foi responsável por garantir os maiores retornos da história da entidade. Além de sua experiência na AASA, ele ocupou posições de diretoria em empresas listadas na Bolsa de Valores de Joanesburgo (JSE), onde aprofundou seus conhecimentos em finanças, contabilidade e governança.
Agora na FIA, Groenewald estará sob a supervisão do gerente geral Alberto Villarreal, e pretende aplicar sua experiência para impulsionar iniciativas de mobilidade e segurança.
"Estou muito satisfeito por me juntar à comunidade da FIA com uma abordagem de liderança que promoverá ambientes de crescimento duradouro e agregará valor aos nossos membros. Tenho orgulho de assumir o cargo de Secretário-Geral da Mobilidade Automóvel. É uma posição com grande potencial e propósito. Estou ansioso para melhorar e melhorar a mobilidade global, a segurança no trânsito e a sustentabilidade em estreita parceria com nossos clubes membros globais", afirmou Groenewald ao ser nomeado.
O vice-presidente da FIA para Mobilidade Automobilística e Turismo, Tim Shearman, elogiou a nomeação: "A experiência de Willem será um grande benefício para nossa Federação. Sua nomeação exemplifica nossa mentalidade focada no clube. Estou ansioso para trabalhar com ele para implementar nossa ambiciosa estratégia de tornar a mobilidade segura, acessível, sustentável e acessível para todos."