O pódio duplo somou 33 pontos importantes para a Alpine, elevando a equipe do nono para o sexto lugar no campeonato de construtores, em uma temporada desafiadora. O resultado em São Paulo representa um avanço financeiro significativo para a equipe, uma vez que um sexto lugar final no campeonato pode elevar o orçamento da Alpine em aproximadamente 30 milhões de dólares, dada a importância da premiação na F1.
Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do ano, incluindo o fim da produção de motores próprios e greves de engenheiros, a equipe tem mostrado sinais de recuperação sob a liderança de Oakes. "Desde Austin, temos mais ritmo com essa atualização", comentou Oakes, referindo-se às melhorias notadas nas últimas corridas. Ele elogiou o desempenho dos pilotos: “Crédito a todos hoje, porque os pilotos acabaram de dizer no interrogatório que não erraram em condições complicadas. Também estratégia, essas ligações, tudo. Foi um bom dia. Mesmo com o ritmo na corrida, Esteban foi muito forte.”
Oakes, que possui apenas 36 anos e já ocupa o cargo de chefe de equipe, reconhece o valor deste resultado para a moral da equipe. “Eu estava pensando isso antes, você tem que aproveitar o momento, mas também ser humilde porque ainda faltam algumas corridas, não é? Acho que mais para a equipe como um todo, no início da temporada, eles pegaram muita lama ou um pedaço de pau. Você pode ver o quanto isso significa para eles.”
O chefe da Alpine também quer transformar esse momento em um impulso para o final da temporada. "Eu estava tentando contar mais cedo quantas semanas estou aqui. Acho que são 15, 16 semanas. Quando você chega como eu fiz pouco antes do desligamento, eles acabaram de conseguir um ponto em Spa e então Zandvoort também foi outro ponto. Foi uma boa corrida, mas depois as últimas três corridas foram complicadas," ele comentou.
Com as atualizações implementadas e o desempenho crescente, Oakes reforça a confiança para as próximas etapas, mas ressalta a necessidade de humildade, considerando a competitividade do pelotão intermediário. "Foi muito bom, ouso dizer, chegar a Austin [com as atualizações] e ver algum desempenho. Temos que nos sentir confiantes para as corridas restantes, mas também humildes de que é realmente competitivo nesse pelotão intermediário. Você pode ver isso toda vez que vai para a pista", finalizou.