O F1-Insider relata que a escolha por Gabriel Bortoleto é “iminente”, o que significaria que Bottas perderia sua vaga. Esse possível movimento ganhou força durante o GP de São Paulo, que marcou uma etapa importante na carreira de Bortoleto em sua corrida em casa. O piloto brasileiro atualmente lidera a Fórmula 2, mas tem contrato com a McLaren.
O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, deixou claro que não impediria o avanço de Bortoleto para a Fórmula 1, caso a Sauber esteja interessada. Isso abre caminho para que o jovem brasileiro possa entrar na principal categoria do automobilismo.
A Sauber já acertou com Nico Hulkenberg, que vem da Haas, para 2025. Assim, Bottas parece cada vez mais afastado das opções da equipe, ficando em uma posição de incerteza sobre seu futuro.
Bottas compartilhou seus sentimentos no GP do Brasil: "Quando não há confirmação, há dúvidas", comentou. "E, infelizmente, é a mesma situação neste fim de semana. Ainda estou esperando; a bola está basicamente no campo deles."
Ele completou dizendo que, na sua visão, fez um bom trabalho no México: “Sinto que fiz o trabalho no México e, no momento, realmente não posso fazer mais com este carro e mostrar mais o que posso fazer do que o que estou fazendo no momento, então tudo o que posso fazer é esperar.”
Bottas destacou seu desejo de integrar o projeto da Audi: "Estou esperando notícias da equipe, sempre demonstrei interesse em fazer parte do projeto da Audi. Agora ainda estou esperando, é onde estamos agora."
Sobre o cenário político e corporativo que envolve decisões como essa, Bottas ressaltou: “O problema com esse esporte é que você nunca sabe o que está acontecendo em segundo plano. Sempre há muita política envolvida; estamos falando de uma grande empresa corporativa, um grande negócio também. Há muitas razões por trás de decisões como a formação de pilotos. Tudo o que posso fazer agora é confiar [no chefe da Audi, Mattia Binotto] e em suas palavras, e então veremos.”
Bottas, que acumula 10 vitórias em GPs desde os tempos de Mercedes, já soma 12 anos na Fórmula 1, mas agora parece próximo do fim de sua trajetória na categoria. Ele, junto com seu companheiro de equipe, Guanyu Zhou, e o piloto da Williams, Logan Sargeant, são os únicos que ainda não pontuaram nesta temporada.