Montoya: “Escolha Sainz ao lado de Verstappen, não Colapinto”
Franco Colapinto, o promissor piloto argentino, chamou atenção ao substituir Logan Sargeant na Williams nesta temporada. Apesar de seu desempenho, ele ainda não tem um lugar garantido para o próximo ano, e seu nome foi ligado à Red Bull. Contudo, essa transferência implicaria em uma taxa significativa. Para Montoya, se a Red Bull for investir em um novo piloto, o ideal seria contratar Carlos Sainz.
"Se eu fosse Christian Horner, iria até a Williams e diria: 'Eu sei que você está feliz com Colapinto. Você pode ficar com ele, se me der Sainz. Por que correr o risco de substituir Checo, um piloto experiente de Fórmula 1 que venceu corridas, para colocar um novato ao lado de Max Verstappen?", comentou Montoya à W Radio Colombia.
Montoya aconselha a Red Bull a dar tempo para Colapinto crescer
Montoya detalhou que não vê Colapinto pronto para assumir a pressão ao lado de Verstappen: "Max não comete erros e sempre atua. Pessoalmente, se eu fosse Christian [Horner], diria a eles para deixarem Colapinto crescer. Conhecendo Carlos, ele disse à Williams que assinou com eles, mas se ele não vencer ou conseguir pódios, ele pode sair se receber outra oferta", explicou o colombiano, sugerindo que a Red Bull opte por Sainz.
Montoya completou dizendo: "Eles poderiam dizer a Williams: 'Você pode perder Carlos agora ou daqui a um ano. Agora você ganha dinheiro, em um ano você não. Se chegar a isso, essa é a jogada que eu faria se fosse a Red Bull. Eu não iria para Colapinto, eu iria para Carlos", reforçou o ex-piloto.
Montoya acredita na permanência de Perez para 2025
Segundo Montoya, Sergio Perez ainda tem boas chances de permanecer na Red Bull em 2025. Ele cita o exemplo de Daniel Ricciardo para sustentar essa visão. "Acho que Checo ainda estará no grid no próximo ano. Eu não acho que ele vai simplesmente desistir. A diferença com Ricciardo é que Checo ganha muito dinheiro", acrescentou Montoya.
O colombiano reconhece que Perez enfrenta críticas constantes: "Ele recebe muitas críticas e muitas pessoas querem que ele saia. Se ele merece isso, eu não sei. Ele não se saiu mal. Você não sabe o que acontece a portas fechadas, mas muitas pessoas estão tentando colocar outro motorista no carro. Para Colapinto, esta é sua única chance de estar no grid no próximo ano: ele pode ficar na Williams se a Red Bull assumir Sainz", concluiu Montoya.