Wittich assumiu o cargo após a saída de Michael Masi e, em seu primeiro ano, dividiu a função com Eduardo Freitas, antes de assumir o posto sozinho em 2023. Desde o anúncio de sua saída, pairam dúvidas sobre o que realmente aconteceu.
Craig Slater afirmou ter consultado figuras importantes dentro do esporte sobre a saída inesperada de Wittich. “Consultando membros seniores de equipes e outras lideranças no esporte, eles estão, em geral, chocados e surpresos que isso esteja acontecendo agora, com três corridas para o fim de um campeonato ainda em disputa. Max Verstappen e Lando Norris ainda estão competindo por esse campeonato, que poderia ser decidido em Las Vegas, mas o árbitro está saindo.”
'Possível divergência com Ben Sulayem'
Slater continuou comentando sobre as informações que obteve de suas fontes, que afirmaram que Wittich teria sido demitido, diferentemente do que a FIA anunciou. Segundo o apresentador britânico, "Eu tenho que dizer, não é isso que a FIA está dizendo no comunicado, mas é o que estou ouvindo. E não posso determinar uma razão específica para sua saída, se ele escolheu sair para seguir outro rumo. Foi, mais uma vez, relatado para mim que algumas figuras no esporte acham que isso pode ser resultado de uma divergência de opinião entre Niels Wittich e o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. Enfatizo que essa não é a posição oficial da FIA, mas é o que as pessoas estão me dizendo. Então, teremos um novo diretor de corrida em muito pouco tempo."