O GP do Canadá, que costumava ser realizado no mês de junho, será transferido para o terceiro ou quarto fim de semana de maio, alinhando-se mais perto de outras corridas na América do Norte, como o Grande Prêmio de Miami. Com isso, a F1 pretende concluir a temporada europeia sem grandes interrupções. A mudança também faz parte da iniciativa da F1 de se tornar neutra em carbono até 2030, uma vez que o deslocamento constante entre a Europa e o Canadá não era mais viável do ponto de vista ambiental.
"Estou incrivelmente grato ao promotor e a todos os parceiros do governo envolvidos no GP do Canadá, desde o governo local até o governo provincial e nacional. Aplaudimos o tremendo esforço de todos os envolvidos para acelerar a construção temporária do evento, para estar pronto para receber a comunidade da Fórmula 1 mais cedo do que no passado. A mudança tornará o fluxo futuro de nosso calendário não apenas mais sustentável, mas logisticamente mais sensato para nossas equipes e pessoal. Nosso compromisso Net Zero até 2030 continua sendo uma prioridade para nós como esporte e é graças a mudanças como essa que estamos no caminho certo para atingir nossa meta", disse Stefano Domenicali, presidente da Fórmula 1.
Jean-Philippe Paradis, CEO do Octane Racing Group, também comentou a mudança: “Esta mudança no cronograma é um passo importante em nosso compromisso, assim como o da Fórmula 1, em direção a um futuro mais sustentável. Demonstra nosso desejo de combinar desempenho esportivo e organização de eventos com responsabilidade ambiental. Estamos determinados a oferecer aos nossos fãs, nossas comunidades e nosso público fiel uma experiência única e enriquecida, além de estender a temporada de verão para Montreal.”
A mudança de data reflete a visão estratégica da F1 de adaptar seu calendário de maneira mais eficiente e sustentável. "A mudança de data, portanto, integra-se totalmente à visão estratégica dinâmica implementada por nossa equipe, com a colaboração de nossas partes interessadas, que está totalmente focada em oferecer uma incrível experiência no Grande Prêmio do Canadá em um ambiente mais sustentável e inclusivo", afirmou Paradis.
Importante ressaltar que o Grande Prêmio do Canadá de 2025 seguirá conforme o cronograma original, com a corrida marcada para o domingo, 15 de junho de 2025.