O impacto do porpoising e a evolução
Quando a nova era de regulamentos começou em 2022, a Mercedes enfrentou problemas significativos com o porpoising em alta velocidade, o que limitou seu desempenho. Embora essas preocupações tenham diminuído com o tempo, o carro ainda não conseguiu entregar uma performance previsível, mesmo com avanços no ritmo em certos momentos.
Russell lembrou como o foco da equipe mudou desde as dificuldades iniciais. "Acho que em 2022, no tipo de era do porpoising, sem dúvida isso foi muito mais desagradável", disse o britânico. Ele explicou que o problema dificultava explorar o limite do carro. “Você estava literalmente pulando em cada esquina e sabia que isso iria te morder.”
Inconsistência atual do carro
Embora o porpoising tenha ficado para trás, Russell destacou que a imprevisibilidade do carro agora é o maior obstáculo. "O problema que temos com este carro no momento é que você acha que ele não vai te morder, e você pode conseguir uma volta realmente ótima", explicou.
Entretanto, ele revelou que a situação pode mudar sem aviso. "De repente, nada muda, ou você sente que nada muda, e na volta seguinte você perde todo esse desempenho", disse Russell. “Sem dúvida, este é provavelmente o desempenho mais inconsistente que nosso desempenho como equipe provavelmente sempre foi.”
Temporada de altos e baixos
Apesar de ter vencido três das quatro corridas antes das férias de verão, a Mercedes conseguiu apenas um pódio nas sete etapas seguintes, reforçando as palavras de Russell sobre as dificuldades de manter a consistência.