Participação na Ferrari e na F1
Desde 2021, Shwartzman integrou o programa da Ferrari e participou de atividades importantes para a equipe. Em 2022 e 2023, ele esteve presente em sessões de Treinos Livres 1 (TL1), assumindo os carros de Charles Leclerc e Carlos Sainz nos GPs da Cidade do México e de Abu Dhabi. Já em 2024, ele pilotou novamente pela equipe Stake nas etapas da Holanda e do México, embora tenha recebido uma penalidade de cinco posições no grid por infração de bandeira amarela nos treinos, uma punição que provavelmente não será cumprida.
Nova etapa com a Prema na IndyCar
Agora, Shwartzman seguirá para a IndyCar como parte da equipe Prema, que estreia no grid da categoria em 2025. Ele será companheiro de Callum Ilott, outro ex-júnior da Ferrari, marcando um reencontro dos dois pilotos na equipe de monopostos europeia.
Agradecimento nas redes sociais
Nas redes sociais, Shwartzman compartilhou sua gratidão pelo tempo que passou na Ferrari:
"Pilotar pela Scuderia Ferrari tem sido uma das melhores experiências da minha vida! Nunca esquecerei a sensação de pilotar um carro de F1 da Scuderia Ferrari pela primeira vez", escreveu ele.
New adventures await for @ShwartzmanRob as he leaves us to start a new journey in Indy car with @PREMA_Team ????
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) November 19, 2024
We would like to thank Robert for all his contribution and dedication to the team. pic.twitter.com/VggCi8AkaI
O piloto também destacou como a experiência o transformou:
"Sempre serei grato por cada volta, cada experiência e foi um privilégio trabalhar com algumas das pessoas mais talentosas e brilhantes das corridas. Sei que meu tempo com a equipe me transformou em um piloto melhor e estou pronto para levar todas as memórias comigo para minha próxima aventura."