A FIA, em seu comunicado oficial, agradeceu a Wittich pelos serviços prestados e afirmou que ele optou por aceitar novos desafios. No entanto, o próprio Wittich negou essa versão pouco tempo depois, insinuando que foi retirado do cargo.
Rumores e divergências sobre a saída de Wittich
De acordo com a mídia alemã, a saída de Wittich pode ter sido motivada por um relacionamento ruim com os pilotos. Especula-se que Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, decidiu substituí-lo como forma de acalmar os ânimos no paddock.
Sobre o assunto, Russell declarou: “Não tínhamos ideia de nada. Nós definitivamente não estávamos cientes. Foi uma surpresa, eu acho, para todos. Muitas vezes, como pilotos, provavelmente sentimos que somos os últimos a descobrir esse tipo de informação. Quando isso nos envolve diretamente, seria bom ser mantido informado e ter uma compreensão de quais decisões estão sendo tomadas. O tempo dirá. Tenho certeza de que o novo cara vai lidar com a posição muito bem, mas definitivamente não é uma corrida fácil para um novo diretor de corrida.”
Russell critica demissão como solução
Apesar de reconhecer que algumas decisões de Wittich geraram insatisfação, Russell acredita que simplesmente substituir o diretor de corrida não resolve o problema. "Acho que não é segredo que alguns não estavam felizes com o que estava acontecendo em termos das decisões que estavam sendo tomadas, mas no final do dia, acho que se você trabalhar conosco, poderíamos ter ajudado a melhorar o assunto. Às vezes, apenas contratar e demitir não é a solução. Você meio que precisa trabalhar em conjunto para melhorar o problema. Então, vamos ver o que esse novo tipo de era vai trazer. Mas toda vez que há uma mudança, você tem que dar um passo para trás antes de dar os dois passos à frente", afirmou o piloto.
Rui Marques assume o desafio na F1
Rui Marques, que já ocupava o cargo de diretor de corrida na Fórmula 2 e Fórmula 3, foi designado como o novo diretor de corrida da Fórmula 1, começando no Grande Prêmio de Las Vegas. Com um circuito de rua desafiador como estreia, Marques enfrentará uma grande responsabilidade logo em sua primeira prova. Russell reconheceu a pressão sobre o novo diretor, mas demonstrou otimismo em relação à sua experiência.