Mudança na aderência prejudicou o desempenho
Segundo Piastri, a diferença nos níveis de aderência no Circuito Internacional de Lusail foi um dos fatores que limitaram o potencial do carro da McLaren. Essa mudança impactou diretamente as características que antes favoreciam o MCL38.
"Sim e não", disse Piastri ao ser questionado se a equipe esperava um desempenho mais forte no Catar. "Acho que a pista estava muito diferente do ano passado em termos de nível de aderência.
"Acho que nosso carro em certas condições também é bem diferente do ano passado, e sinto que alguns dos nossos pontos fortes que tivemos no ano passado não são mais pontos fortes, porque todo mundo nos alcançou.
"Eu sinto que algumas de nossas fraquezas também não são realmente nossas fraquezas, e eu sinto que é um carro muito mais completo. Mas acho que também talvez o nível de aderência tenha tirado alguns de nossos pontos fortes que tivemos no passado aqui."
O piloto admitiu que a disputa era esperada, considerando o equilíbrio entre as principais equipes: “Sempre achei que seria muito difícil entre as quatro melhores equipes.”
Penalidade de Norris e a sorte de Leclerc
A corrida principal no Catar também foi marcada por momentos decisivos. Uma penalidade de 10 segundos aplicada a Lando Norris por ignorar bandeiras amarelas duplas abriu espaço para a Ferrari se aproximar no campeonato.
Além disso, Piastri perdeu uma posição crucial para Charles Leclerc, da Ferrari, após um pit stop em momento desfavorável. Enquanto Piastri parou antes da entrada do safety car, Leclerc aproveitou o período de bandeira amarela para fazer sua parada, perdendo menos tempo e garantindo a segunda colocação.
"Quero dizer, sim, mas é assim que as corridas acontecem às vezes, infelizmente", comentou Piastri sobre a situação. "Às vezes você tem sorte, às vezes não.
"Sinto que isso aconteceu algumas vezes este ano, mas também tivemos nosso quinhão de sorte. Então, acho que o ritmo foi decente, mas não forte o suficiente nos lugares certos da pista, o que tornou muito difícil tentar se aproximar."
Apesar dos desafios, Piastri se mostrou satisfeito com o pódio e destacou o esforço da equipe. "Lutar pela vitória, dado onde comecei e como a primeira parte da corrida se desenrolou, sempre seria um desafio, mas estou muito feliz por terminar no pódio."