Ferrari e McLaren lutam pelo segundo lugar
A batalha entre Ferrari e McLaren será o destaque na disputa pelo vice-campeonato de construtores. Assim como em 2023, a Ferrari chega ao final da temporada envolvida em uma disputa intensa, mas desta vez, o segundo lugar é o objetivo principal.
Com 44 pontos ainda disponíveis no GP de Abu Dhabi, a Ferrari está 21 pontos atrás da McLaren após os acontecimentos no caótico GP do Catar. Apesar da vantagem da McLaren, a Ferrari pode tirar proveito do Circuito de Yas Marina, que historicamente não favorece a equipe de Woking.
Além disso, pilotos como Max Verstappen não abrem mão de buscar a vitória, mesmo com o título de pilotos já garantido. George Russell, que teve bom desempenho no Sprint, e Lewis Hamilton, em sua despedida da Mercedes, também prometem agitar a corrida.
O que precisa acontecer para a McLaren vencer?
Caso a Ferrari conquiste uma dobradinha como fez no Circuito das Américas, Lando Norris e Oscar Piastri precisariam somar, no mínimo, 24 pontos para manter a vantagem. Para isso, um dos pilotos teria que terminar em terceiro e o outro em sexto, garantindo também o ponto extra pela volta mais rápida. Caso terminem em quarto e quinto, mesmo com o ponto extra, a Ferrari levaria a melhor devido ao maior número de vitórias.
Disputa pelo sexto lugar
Além da briga pelo vice-campeonato, o sexto lugar no campeonato de construtores também está em jogo. A Alpine lidera com 59 pontos, seguida pela Haas com 54 e pela VCARB com 46. O resultado expressivo de Pierre Gasly no Catar deu uma boa margem para a equipe francesa, enquanto a Haas precisa terminar em P8 e P9 para ultrapassar seus adversários diretos.