Lando Norris foi o destaque da McLaren na segunda sessão de treinos para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que marca o fim da temporada. A equipe teve um começo ideal na busca por encerrar uma longa espera de 28 anos no campeonato de construtores da F1.
Antes da sessão, a Ferrari era apontada como a equipe favorita. No entanto, suas esperanças de conquistar o título de construtores pela primeira vez desde 2008 sofreram um grande golpe logo no início, quando a Ferrari teve que trocar a bateria do carro de Charles Leclerc durante o TL1.
Por conta disso, Leclerc vai para a classificação no sábado ciente de que sofrerá uma penalização de 10 posições no grid, em uma corrida na qual a Ferrari precisaria marcar uma dobradinha para pressionar a McLaren pelo título.
Leclerc e Carlos Sainz, seu companheiro de equipe, terminaram o TL2 em sexto e quarto lugar, respectivamente, no fim da sessão, já com o sol se pondo sobre o Circuito de Yas Marina.
A McLaren, que está 21 pontos à frente da Ferrari na classificação de construtores, tem razões para comemorar, já que Norris foi o mais rápido, seguido de Oscar Piastri, com uma vantagem de quase um quarto de segundo sobre Sainz e Leclerc, que ficaram para trás.
Williams continua a enfrentar dificuldades
Nos primeiros stints com pneus médios, a disputa foi acirrada entre McLaren e Ferrari. Norris novamente liderou, com um tempo de 1:24.332s, dois décimos de segundo à frente de Leclerc e Sainz, com Piastri em quarto, 0.466s atrás.
No entanto, ao tentar uma volta rápida com pneus macios, Franco Colapinto, da Williams, parecia ter chances de surpreender, após registrar tempos rápidos nos dois primeiros setores. No entanto, um erro no setor final comprometeu sua volta, prejudicando seu desempenho na sessão.
Com a troca para pneus macios, Piastri foi o primeiro a registrar um bom tempo com 1:23.751s, mas logo foi superado por Norris, que cravou 1:23.517s, 0.234s mais rápido.
Max Verstappen, por sua vez, ficou a um segundo de Norris, embora tenha sido prejudicado pelo tráfego no setor final. O tetracampeão da Red Bull enfrentou dificuldades com a subviragem e a frente de seu carro não ajudou, terminando apenas em 17º lugar, um segundo fora do ritmo.
Sainz terminou 0.582s atrás de Norris, com Nico Hulkenberg, da Haas, ocupando a quinta posição, à frente de Leclerc, que ficou a 0.684s de Norris. Leclerc teve que lidar com uma possível preocupação na prancha de derrapagem, após temores de que ele tivesse danificado ao passar por uma zebra.
Na parte final da sessão, Norris cometeu um pequeno erro na curva 1, enquanto Piastri teve problemas na curva final, mas isso não afetou o domínio da McLaren.
Valtteri Bottas, da Stake, teve um bom desempenho, ficando em sétimo, enquanto Kevin Magnussen (Haas) e Alex Albon (Williams) também se destacaram.
No entanto, Albon enfrentou mais problemas com seu carro e foi visto voltando aos boxes no fim da sessão. A Williams precisou verificar o carro após o incidente na traseira direita, o que gerou ainda mais preocupação para a equipe.
Por fim, Colapinto terminou a sessão em último, após sofrer danos no assoalho e ser forçado a parar nos boxes nos últimos 25 minutos da sessão.