Bottas reflete sobre sua decisão de ir para a Sauber
Após cinco anos como companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes, onde conquistou cinco campeonatos de construtores, Bottas deixou a equipe ao fim de 2021. Ele se juntou à Sauber com grandes expectativas, mas agora acredita que a escolha foi um erro: "Não. Foi um erro, mas você não pode prever o futuro. Tudo começou bem no primeiro ano, mas desde então foi ladeira abaixo. Você simplesmente não pode prever o futuro. É assim que é. Eu só quero ter certeza de que o próximo movimento que eu fizer será bom e, com sorte, há tempos melhores por vir."
Sem garantias de permanecer na Sauber para 2025, Bottas viu a equipe (que se tornará Audi em 2026) optar por Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto, campeão da F2, como seus próximos pilotos.
Decadência da Sauber e saída de Fred Vasseur
Bottas também apontou mudanças internas como fator para o declínio da equipe: “Fred foi uma grande parte. Eu costumava trabalhar com ele antes. Havia um plano claro e metas para os três anos e também como chegar lá. Mas esses planos e metas foram para o lixo quando ele saiu. Claro que foi decepcionante. Tínhamos um bom relacionamento e, como eu disse, metas claras. Isso mudou muito no final. Eu não o culpo porque se você é um chefe de equipe, se você tem a chance de ir para a Ferrari, você vai.”
Segundo o piloto, sua permanência na Sauber poderia ter sido revista após a saída de Vasseur, mas as opções surgiram tarde demais: “Sim, com certeza. Mas quando ele saiu, já era muito tarde. Foi apenas no final do ano. Eu tinha a opção de que, se Fred for, eu posso ir. Depois que a Audi confirmou sua adesão, sempre me disseram que seria o pilar do projeto, e isso não aconteceu, então isso me deixou em casa.”
Futuro incerto de Bottas na Fórmula 1
Aos 35 anos, Bottas não tem uma vaga no grid para a temporada de 2024, mas não descarta um papel como piloto reserva, possivelmente na Mercedes. Sobre a possibilidade, ele comentou: "Espero que sim, e esse é o objetivo. Acho que haverá oportunidades, mas para isso, ainda preciso continuar pilotando, ter certeza de fazer alguns testes e estar envolvido. Esse é o alvo."
Sobre quando saberemos mais sobre seus próximos passos na carreira, Bottas concluiu: "Talvez na próxima semana. Mas primeiro preciso assinar alguma coisa!"