McLaren colhe os frutos do trabalho em equipe
No Grande Prêmio de Abu Dhabi, a McLaren conquistou o título de construtores de 2024, algo que não acontecia desde 1998. O feito foi conquistado com uma vantagem de apenas 14 pontos sobre a Ferrari, encerrando uma temporada de crescimento notável para a equipe, que começou 2023 como a mais lenta do grid.
A confiança da McLaren cresceu ao longo das últimas temporadas, e com as regras técnicas permanecendo estáveis, a equipe britânica promete ser uma das favoritas para 2025. No entanto, em vez de seguir um caminho conservador, Brown revelou que a equipe está preparada para ousar mais no design e desenvolvimento.
“Estamos entrando no próximo ano com força total”, afirmou Zak Brown, em entrevista à Motorsport.com. “Acho que estamos em uma mentalidade diferente agora em termos de confiança da equipe e da quantidade de bravura que a equipe está preparada para assumir no desenvolvimento do carro do próximo ano.”
O CEO explicou que o time está disposto a fazer mudanças significativas, indo além de ajustes sutis:
“A equipe não é: 'vamos apenas ajustar um pouco aqui e ali. O carro é muito bom. Temos algumas coisas no carro do próximo ano que são como 'risco corajoso'. Acho que você só chega à frente se tentar vencer todo mundo, ao contrário da mentalidade quando começamos este ano, que era como 'vamos ser tão bons quanto eles'."
Ele ainda destacou a mudança de mentalidade na equipe: “Agora, a mentalidade é: 'Vamos vencer todo mundo'."
Foco no título de pilotos
Embora o título de construtores tenha sido um marco, a McLaren agora mira o campeonato de pilotos, algo que não conquista desde 2008, quando Lewis Hamilton garantiu o troféu.
Lando Norris terminou 2024 como vice-campeão, ficando distante de Max Verstappen, que garantiu o título no Grande Prêmio de Las Vegas. O piloto britânico reconheceu que precisa evoluir em diversas áreas para derrotar o holandês.
Além disso, a McLaren enfrentará o desafio de minimizar erros operacionais, que custaram à equipe vitórias em potencial ao longo da temporada.
Com uma nova abordagem e um carro que promete ser inovador, a McLaren está determinada a desafiar Verstappen e as principais equipes do grid na próxima temporada.