Gabriel Bortoleto é um dos talentos desenvolvidos pela agência de gestão de Alonso, a A14, que tem como objetivo preparar jovens pilotos para a Fórmula 1. Embora sua chegada à categoria principal tenha ocorrido de forma rápida, Alonso acredita que o brasileiro está pronto.
"Talvez a pressão não seja enorme quando você não é, talvez, como você disse, super competitivo desde o primeiro dia, mas ele obviamente colocará pressão sobre si mesmo para tentar ser competitivo", comentou Alonso, em entrevista a empresas.
Alonso destacou o desafio que Bortoleto enfrentará, especialmente com o desempenho limitado da Sauber em 2024. No entanto, o bicampeão de Fórmula 1 confia na preparação de seu pupilo:
"Será uma grande mudança de qualquer outra categoria para a Fórmula 1, mas vimos com alguns dos novatos também que eles estão muito bem preparados para o esporte, então não tenho medo de que ele goste da experiência e esteja pronto para isso, e ele é muito jovem, então nos primeiros dois anos ele precisa passar e aprender todos os dias."
Segundo Alonso, o início de um piloto na Fórmula 1 traz muitos aprendizados importantes. "Porque a Fórmula 1 no início, ensina muitas coisas", completou o espanhol.
Em 2025, a Sauber estará em um período de transição antes de se tornar a equipe de fábrica da Audi em 2026. Além de Bortoleto, a equipe contará com o experiente Nico Hulkenberg para compor o elenco. Apesar das dificuldades enfrentadas no ano passado, a equipe busca um desempenho mais consistente na próxima temporada.